Qual é o papel do Fonoaudiólogo na Neonatologia?
Promover o desenvolvimento do sistema sensório motor oral por meio da estimulação da sucção não nutritiva e/ou nutritiva; garantir o sucesso do aleitamento materno; realizar orientações aos pais e o acompanhamento interdisciplinar; realizar o teste da orelhinha.
- Como é a avaliação fonoaudiológica nos bebês prematuros?
A avaliação deverá ser realizada quando o recém nascido está clinicamente estável, ou seja, com a frequência cardíaca e respiratória adequadas, com idade gestacional igual ou superior a 34 semanas e com um balanço calórico acima de 90Kcal/dia. É importante leitura prévia do prontuário e coleta de dados sobre a história do RN. Em seguida faremos a análise do ambiente no qual o RN encontra-se (se o mesmo está em incubadora, berço aquecido, berço comum, se faz uso de algum tipo de suporte respiratório, de sonda para alimentação, etc). Após a observação rigorosa dos critérios acima referidos, o RN é posicionado adequadamente e então será iniciada a avaliação propriamente dita. Avaliaremos a postura do RN (se este está organizado ou desorganizado) a presença dos reflexos de alimentação (busca, sucção, deglutição) e dos protetivos (gag, tosse), a coordenação entre o ato de sugar, deglutir e respirar e aspectos referentes a pressão intraoral, vedamento labial e canolamento de língua.
- Fonoaudiólogo atua em conjunto com outros profissionais?
Sim. Na Unidade de Cuidados Neonatais Progressivos, o fonoaudiólogo trabalha em conjunto com pediatras, neonatologistas, fisioterapeutas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos e assistentes sociais.
- Todos os bebês são encaminhados para a realização da Triagem Auditiva Neonatal (Teste da Orelhinha)?
Sim, todos os bebês são encaminhados para a realização do teste da orelhinha e orientados quanto a importância da realização do mesmo. A triagem é realizada no Ambulatório de Fonoaudiologia da UFMG, localizado no 3º andar do Hospital São Geraldo, por fonoaudióloga especialista em audiologia e com vasta experiência na realização da triagem. Em outros serviços este teste é realizado pela mesma fonoaudióloga que atua com estimulação do sistema sensório motor oral.
- O que é necessário para trabalhar nessa área?
Acredito que um curso de pós-graduação em Fonoaudiologia Hospitalar seja bastante importante, bem como cursos de aperfeiçoamento especificamente na área de Neonatologia e primeiros socorros, por exemplo.
Considerações do Grupo
A atuação do fonoaudiólogo no setor de Neonatologia ainda é pouco conhecida por parte dos profissionais que atuam dentro do hospital. Conforme dito na entrevista, este profissional atua dentro das unidades de Neonatologia com o objetivo de promover o bem estar do recém nascido e da família, prevenir alterações na deglutição, aplicando métodos que contribuem para a organização e coordenação entre o ato de sugar, deglutir e respirar, no incentivo e orientações quanto à importância do aleitamento materno, no controle dos estímulos ambientais como ruído e luminosidade, nas orientações em geral e na realização da Triagem Auditiva Neonatal. Os fonoaudiólogos se integram à equipe no trabalho interdisciplinar e o seu papel é muito importante para a prevenção e detecção precoce de alterações alimentares e auditivas nos bebês, possibilitando às mães segurança para amamentar seus filhos e garantindo um adequado desenvolvimento das crianças.
0 comentários:
Postar um comentário