“O cantor é um pintor. Sua voz é o pincel, a capacidade de modulação
suas tintas, e o espaço sua tela. Sua voz é um instrumento de que ele se
utiliza: a arma com a qual combate. Nenhum músico toca um instrumento
quebrado, assim como ninguém participa de um duelo com espada
enferrujada ou defeituosa”. (SINNEK, 1955).
A Voz Cantada exige uma atividade muscular permanente e apta
para várias situações. A arte do canto requer a perfeição do aparelho
fonador, ou seja, o estado de normalidade é indispensável, afinal não
podemos submeter nosso órgão vocal a tamanho esforço sem verificar suas
condições anatômicas e fisiológicas; sem antes treiná-lo e prepará-lo. O
esforço que utilizado para o canto é maior que do que para a fala. A
apropriação da técnica de canto tem por objetivo, desenvolver a voz
natural do aluno e o cantor que não possuir essa técnica, poderá
utilizar mecanismos compensatórios, predispondo uma fadiga no aparelho
fonador e até mesmo alterações significativas em nível de timbre.
O conhecimento e a atualização sobre as técnicas vocais existentes
permite um rendimento máximo e longevidade da voz, sendo tal
conhecimento um pré-requisito importante para a atuação fonoaudiológica
preventiva e clínica.
_____________________________________________________
Respiração na Voz Cantada
A compreensão sobre o mecanismo respiratório e sua importância no
processo fonatório, pode auxiliar no desenvolvimento da resistência
vocal e coordenação pneumofônica direcionadas ao canto.
O diafragma desempenha papel muito importante na respiração, pois
na fase ativa do ciclo respiratório ele se retifica à medida que o ar
entra nos pulmões, porém a idéia de se cantar ou respirar pelo diafragma
além de equivocada estava difundida entre professores de canto,
atualmente algumas pessoas acreditam que para cantar deve-se “respirar
pelo diafragma” .
A respiração para a voz cantada é diferente da voz falada, porque o cantor precisa aprender a regular constantemente o gasto de ar de acordo com a intensidade, a altura tonal, o timbre, a extensão e a duração da frase a ser cantada.
Assim como para outros profissionais, é importante que os cantores
sejam submetidos a treinamento de controle dos músculos respiratórios
durante a expiração, pois quanto mais longa a frase e a restrição quanto
ao número de inspirações, maior o controle e responsabilidade desses
músculos. É necessário também um treinamento para ampliação da
capacidade de inspiração visto que muitas vezes precisa-se de maior
quantidade de ar para falar e cantar.
Considera-se importante e superior a respiração nasal, pelo fato do ar ser purificado, aquecido e umedecido, porém arespiração
bucal além de mais rápida, consegue direcionar uma quantidade maior de
ar para os pulmões em um tempo muito mais curto, devido ao trajeto
percorrido ser menor e a porta de entrada maior.
Portanto, no canto ou mesmo em conversas, é impraticável a respiração unicamente nasal, sendo esta utilizada durante as pausas longas.
Ainda há uma discussão sobre o melhor tipo respiratório para o canto,
porém, atualmente não há a valorização deste critério como antigamente,
pois as escolas de canto têm priorizado a coordenação entre a
respiração e a produção da voz, essa coordenação ou controle é
popularmente conhecido comoAPOIO.
Outra questão discutida é em relação à orientação que o aluno recebe para não mover os ombros durante a respiração…
Durante a inspiração se os ombros forem elevados, o limite da caixa torácica será liberado parcialmente, propiciando uma entrada de ar mais rápida, portanto no canto essa manobra pode ser utilizada em situações de exigência de grande fluxo de ar, como em dinâmicas que tenham muita intensidade.
Durante a inspiração se os ombros forem elevados, o limite da caixa torácica será liberado parcialmente, propiciando uma entrada de ar mais rápida, portanto no canto essa manobra pode ser utilizada em situações de exigência de grande fluxo de ar, como em dinâmicas que tenham muita intensidade.
O treino diário é muito importante para a automatização da respiração
adequada e para fortalecer os músculos envolvidos. É importante
a orientação dos profissionais de canto e do fonoaudiólogo para ter um
resultado efetivo e rápido.
0 comentários:
Postar um comentário