Hoje tenho percebido um modismo em utilizar vários apetrechos para auxiliar na maternagem, desde o parto até quando os filhos são já grandinhos.
Uma delas atualmente bastante usada para auxiliar a amamentação é o relactador ou kit montado similar.
Já orientei algumas mães na utilização, mas acho importante dizer que a relactação não é essencial à amamentação.
Em alguns casos, a relactação pode ajudar TEMPORARIAMENTE a manutenção da amamentação. No entanto, há o risco de o bebê preferir mamar ao seio com a sonda presente. Lembre-se mamar com a sonda do relactador é bem mais fácil do que somente no seio e, portanto, se usada exageradamente pode causa uma dependência no bebê.
O que é relactação?
É um método de iniciar ou reiniciar a produção de leite da mãe ou mãe adotiva, estimulando a sucção do bebê ao seio e alimentando-o com o leite materno ordenhado.
Grande parte das mulheres oferece leite artificial (leite de vaca modificado) o que não é necessário em muitos casos.
O leite materno ordenhado é colocado em uma seringa, mamadeira ou copinho e este ligado a uma sonda que deve ser presa ao seio, com sua extremidade perto do mamilo. O bebê sugará o mamilo e a sonda ao mesmo tempo.
Muitos casos recentes de utilização do relactador é quando o bebê que já mama começa a recusar a mamar. O bebê chora, empurra o peito e, em alguns casos, se joga para trás. Essa reação acontece muitas vezes quando o bebê usa chupeta ou mamadeira.
Uma das maneiras que facilita a utilização do método é esguichar um pouco de leite materno com uma seringa na boquinha do bebê antes de oferecer o seio e logo após a pega estar correta introduzir a sonda.
A sonda utilizada é a nasogástrica que deve ser adquirida em fármacias de material hospital e de número 4 ou 5.
O relactador vendido comercialmente é o SNS da Medela (http://www.medela.com/ISBD/breastfeeding/products/nursing.php)
O tempo de utilização do relactador deve ser até que a mãe aumente a produção de leite que varia a cada dupla mãe/bebê. Uma das coisas mais importantes é não criar expectativas e deixar as coisas seguirem o ritmo normal. Cada ml é muito importante.
A sucção do bebê é o que há de mais poderoso para auxiliar a produção de leite e não deve ser limitada a tempo ou quantidade. Um bebê pode chegar a ficar horas ao seio e não haver nada de errado. Devemos lembrar que o bebê solicita o seio não só por fome, mas para aconchegar, ser consolado, etc.
Fazer uso de carregadores e, portanto, ter o bebê sempre grudadinho ao corpo também pode auxiliar na produção de leite, bem como: descansar e dormir perto do bebê.
0 comentários:
Postar um comentário